Conheça a importância da Limpeza Sustentável, a chamada Limpeza Verde

 

Todos os dias utilizamos inúmeros produtos na higienização tanto da nossa casa, como em nossas empresas e locais que frequentamos. Esses produtos têm uma função importante no que diz respeito ao combate e eliminação de bactérias presentes nos ambientes, assim como uma limpeza de modo geral.

 

Apesar de ser algo essencial em todos os lugares, muitas empresas e pessoas não dão importância ao impacto que esses produtos causam ao meio ambiente. Principalmente no Brasil, é muito difícil encontrar produtos de Limpeza Sustentável, ou seja, que não agridem o meio ambiente.

 

Detergentes, águas sanitárias, desinfetantes e sabão estão entre os produtos mais utilizados diariamente em todos os lugares. Você já parou pra pensar para onde vão nos resíduos desses produtos ao serem descartados nas áreas de esgoto? Qual o impacto ambiental que isso proporciona?

 

Porque devemos nos preocupar com a Limpeza Sustentável?

 

Avaliações na qualidade da água de rios, lagos, lagoas e córregos pelo nosso país, apontaram que mais de 30% das águas estão com a qualidade ruim ou péssima. As grandes cidades e capitais são as que mais contribuem para essa poluição, pois dificilmente tem tratamento de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, fatores que contribuem para isso são ocupações irregulares e baixa fiscalização.

 

Produtos de limpeza possuem inúmeras substâncias e agentes, entre elas as chamadas substâncias tensoativas. Estas substâncias estão presentes nos detergentes e sabão em pó, com a finalidade de facilitar a mistura dos líquidos e o impacto ao meio ambiente é enorme, pois interferem nos níveis de oxigênio da água. Essas substâncias influenciam diretamente a busca por conseguir uma Limpeza Sustentável.

 

Com o objetivo de diminuir esse impacto ambiental, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que todos os produtos devem possuir as substâncias tensoativas biodegradáveis,assim contribuindo para a Limpeza Sustentável.

 

A Limpeza Verde precisa virar uma realidade

 

 

Entre inúmeras substâncias prejudiciais, os componentes responsáveis por melhorar a limpeza, contém altas quantidades de fosfato, o que apesar de controlado por lei, tem um forte impacto ambiental, pois em contato com a água formam espumas tóxicas, prejudicando a entrada de luz e a fotossíntese dos organismos vivos. Devido a essa agressão ao meio ambiente, a Limpeza Verde deverá virar uma realidade antes que nosso meio ambiente tenha um desequilíbrio irreversível.

 

Corantes e fragrâncias que na sua maioria são sintéticas, e são muito usadas para atrair os consumidores, alteram completamente a química da água. Além disso causam alergias e irritações na pele em pessoas mais sensíveis.

 

Substâncias antioxidantes, que estão presentes nos conservantes para proporcionar maior durabilidade nos produtos, também contém anti-sépticos, mercúrio, fungicidas entre outros metais pesados que causam a contaminação do solo e das águas.

 

A Limpeza Sustentável é uma realidade nos Estados Unidos

 

 

Nos Estados Unidos já existem inúmeros produtos com o chamado Green Seal (Selo Verde ou Limpeza Verde), onde são avaliados critérios de sustentabilidade dos produtos desde a sua extração, fabricação até o descarte. Infelizmente aqui no Brasil essa preocupação com a Limpeza Sustentável ainda está muito distante. Por não ter uma exigência obrigatória, muitas empresas não se preocupam em desenvolver seus produtos respeitando essas condições, pois aumentaria o custo de fabricação e o custo final do produto. A mentalidade de muitas empresas sobre o benefício de um modo geral que a Limpeza Sustentável pode trazer ainda está longe de ser prioridade.

 

A ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental

A implementação dessa norma estabelecida em 2015, é para as empresas que buscam aprimorar e desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental, respeitando as políticas ambientais e buscando práticas ambientais sustentáveis, colaborando diretamente com a Limpeza Sustentável.

 

Quais as principais vantagens e mudanças estabelecidas pela implantação da ISO 14001?

 

As vantagens no ponto de vista ambiental são muitas, e a ISO 14001 pode ser considerada uma certificação estratégica, pois através dela, inúmeras oportunidades de negócios e parcerias podem ser criadas para a empresa. A norma é muitas vezes exigida por grandes empresas e sem dúvida é um grande diferencial na hora de fechamento de contratos e relações comerciais.

 

A principal mudança estabelecida pela ISO 14001 é a implantação de um sistema de gestão ambiental, assim como a manutenção de um sistema ambiental já estabelecido dentro da empresa. Essa norma vai ajudar a identificar e minimizar os impactos ao meio ambiente causados pelas empresas e suas operações.

 

Adesão a Norma e seus benefícios

 

A adesão a ISO 14001 vem aumentando significativamente nos últimos anos tanto no Brasil como no mundo todo. A conscientização dos impactos ambientais está fazendo com que as empresas amadureçam e se preocupem com os danos causados pelo não cumprimento dessa norma futuramente.

Estudos apontam o aumento da rentabilidade nas empresas pós implantação da norma, pois auxilia diretamente na diminuição do desperdício de materiais, assim como a reutilização e redução no consumo de água e energia elétrica.

 

Grandes Empresas que já aderiram a Norma ISO 14001

 

Grandes Empresas com referências nacionais e internacionais já aderiram a essa Norma, dentre elas podemos destacar a Petrobrás, que em quase sua totalidade no Brasil e no exterior já operam com a ISO 14001. A empresa também faz a exigência dessa certificação aos fornecedores e não permite o fornecimento dos seus produtos e serviços para quem não estiver certificado com a ISO 14001.

 

Outra empresa que se destaca pela Limpeza Verde é a Vale. Empresa brasileira que está presente em mais de 38 países e é considerada a segunda maior mineradora do mundo. Todas a minas de minério de ferro possuem a certificação ISO 14001.

 

Outra grande empresa é a Itautec, que é uma empresa no setor de Material Elétrico, Eletrônico e Comunicações e é uma referência nesse ramo. Por atuar em soluções de computação e serviços tecnológicos, automações bancárias e comerciais, a Itautec teve uma grande preocupação com o correto tratamento dado aos resíduos sólidos e uma destinação adequada aos equipamentos vendidos no seu final de vida útil.

A empresa leva muito em consideração a sustentabilidade, sendo um diferencial da marca no mercado, prezando pela excelência ambiental tanto nos processos de fabricação como nos produtos. A busca por melhorias é contínua, e por ter essa preocupação e consciência estão a frente de muitas empresas do mercado.

 

Considerações finais sobre a importância da Limpeza Verde (Limpeza Sustentável):

É muito importante destacar que a maioria das empresas que estão certificadas com a ISO 14001 são empresas de grande e médio porte. Devido aos custos do processo de implantação, as pequenas empresas ainda não disponibilizam de recursos suficientes para implantar essa certificação. Isso não quer dizer que não possam aderir, pois cada vez mais as empresas estão se preparando e se adequando para que essa implementação traga benefícios para elas junto ao mercado e também ao meio ambiente. Futuramente essa norma será exigida pela maioria de empresas que querem se destacar em grandes negócios.