
Não conte apenas com a sorte ao andar pelas ruas. Confira dicas de segurança para evitar ser mais uma vítima dos assaltantes.
Com a crise dos últimos anos no país, os índices de roubos e violência nas ruas aumentaram consideravelmente. Somente em São Paulo, foram roubados mais de 240 mil aparelhos de celular em 2016.
Por isso, listamos abaixo dicas de segurança. Assim você não depende somente da sorte ao andar pelas ruas:
ATENÇÃO À SUA VOLTA
Evite falar ao celular enquanto está caminhando na rua. Os bandidos se aproveitam destes momentos de distração para atacar. E se estivermos atentos podemos notar mais facilmente atitudes suspeitas, e mudar o trajeto ou pedir ajuda quando possível. Ao perceber que foram notados, os bandidos costumam desistir do roubo.
BOLSAS E CARTEIRAS SEMPRE NA FRENTE
Carregue bolsas e mochilas sempre à sua frente, para mantê-las em seu campo de visão. Se estiver com carteira, celular ou outros objetos no bolso, use sempre os bolsos da frente. Isso dificulta a ação dos “batedores de carteira”, que costumam roubar os objetos sem que a vítima perceba.
EVITE ANDAR COM MUITO DINHEIRO
Prefira o uso de cartões de crédito, que em caso de roubos podem ser bloqueados. Evite sair com grandes quantias de dinheiro vivo no bolso ou na carteira. Bandidos procuram por vítimas nas saídas de caixas eletrônicos.
NÃO CHAME A ATENÇÃO
Evite andar com objetos de valor, como câmeras, relógios, celulares e bolsas de grife. Esses objetos chamam a atenção de qualquer pessoa, e isso inclui principalmente os bandidos.
SEPARE OS OBJETOS
Não ande com documentos que você não precisa usar com frequência. E separe o dinheiro, cartões de crédito e objetos de valor em locais mais seguros, longe do alcance dos criminosos.
EVITE CAMINHOS DESERTOS E MAL ILUMINADOS
Procure andar por ruas movimentadas e bem iluminadas. Andar 3 ou 4 quadras a mais pode lhe poupar de um grande aborrecimento. E a caminhada mais longa ainda faz bem para a saúde!
NUNCA REAJA
Se mesmo com todas essas dicas você for abordado por um assaltante, jamais reaja. Tente manter a calma, e mostre as mãos para o criminoso. Assim você passa a mensagem de que não vai reagir, e que está atendendo às solicitações do assaltante.
Não arrisque sua vida. Ela é mais preciosa que qualquer objeto que esteja carregando.