O que é Saúde Ocupacional ?


Saúde Ocupacional é a responsável pela prevenção e redução de riscos à saúde dos trabalhadores proporcionando condições de qualidade para todos os colaboradores. Se você é empregado, ou empregador, de alguma empresa de médio ou grande porte com certeza já ouviu falar em saúde ocupacional, mas você sabe do que se trata?

Saúde ocupacional nas empresas é uma área da medicina voltada para cuidar da saúde dos trabalhadores de empresas, ajudando a promover um melhor ambiente de trabalho, e uma melhor qualidade de vida aos empregados e é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.

Há alguns anos a saúde ocupacional já é utilizada em grandes indústrias que trabalham com materiais que podem ser tóxicos ou conter metais pesados, mas ao longo dos anos a saúde ocupacional passou a ser utilizada também em empresas de outros setores e segmentos, que buscavam proporcionar um local de trabalho mais seguro aos seus funcionários já que são o maior patrimônio que uma empresa pode ter.

Qual a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criar uma área da saúde especifica para cuidar do bem estar do ambiente de trabalho dos empregados de empresas de médio e grande porte, principalmente as grandes indústrias.

A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador.

Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor. Assim, empresas que investem na saúde ocupacional estão investindo na promoção de bem estar aos seus empregados, tanto o bem estar físico, quanto o emocional, além de oferecer um local mais propício ao um bom desempenho das funções no trabalho.

Outras funções da saúde ocupacional Outra função da saúde ocupacional é adequar o local de trabalho ao empregado, garantindo que ele não corre riscos enquanto desempenha as suas funções, por isso muitas empresas disponibilizam fisioterapeutas para avaliar a postura de funcionários que trabalham muito tempo sentados, e adequam suas mesas e cadeiras para que eles não sejam prejudicados no futuro.