VIGILÂNCIA PATRIMONIAL MOTORIZADA: O QUE É E COMO UTILIZAR?

Em alguns casos, empresas dos mais diversos setores ocupam um grande perímetro. Isso é muito comum em indústrias, fabricas, usinas e até mesmo em condomínios ou organizações de ramos diversificados, por exemplo, faculdades e construtoras. Deste modo, surge a necessidade de utilizar uma estratégia de segurança que tenha a vigilância patrimonial motorizada.

O seu uso vai depender de uma minuciosa avaliação do local para determinar se, realmente, é necessário.

O Que é Segurança Patrimonial Motorizada?

A atividade de vigilância patrimonial motorizada se caracteriza pelo emprego de veículos motorizados, carro ou moto, nas atividades de ronda da segurança patrimonial. Para pleno atendimento da necessidade da vigilância , o veículo a ser empregado nessa atividade deve ser caraterizado e equipado para tal.

Por caracterização entende-se a pintura e identificação do veículo de forma que sua presença seja facilmente percebida pelas pessoas presentes nas proximidades como sendo veículo de segurança.

O veículo também deve ser equipado com uma estação de rádio que permita contato com a central de operações da segurança.

Atividades da Vigilância Patrimonial Motorizada.

  1. Rondas ostensivas no perímetro de segurança e interiores  das instalações.
  2. Paradas em pontos estratégicos – ponto base de grande circulação de pessoas.
  3. Na cobertura de áreas de risco elevado.
  4. Cobertura de eventos especiais.
  5. Averiguações de anormalidades.
  6. Pronta resposta a sistemas de alarmes.
  7. Atendimentos emergenciais.

Regras:

  1. O veículo caracterizado (identificado como sendo da segurança patrimonial) é mais visível do que o próprio vigilante que o conduz.
  2. Para que a viatura apresente aspectos de que se encontra em serviço da vigilância, é necessário que se observe rigorosamente o binômio “baixa velocidade” e “postura/atitude” de observação dos ocupantes.
  3. Ao parar nos pontos bases, a viatura deverá estacionar em local de fácil visualização e de saída para mais de uma direção.
  4. O veículo de vigilância móvel, não deve ser utilizado para transporte de materiais, produtos e pessoas que não façam parte da equipe da vigilância motorizada.

Vale a Pena Utilizar?

Sim! É vital que se faça uma avaliação para determinar a necessidade desse serviço. A avaliação de riscos também pode ajudar na tomada de decisão e também é importante ter uma política de segurança perimetral definida. Outro ponto que deve ser ponderado é que vigilância patrimonial motorizada requer mais recursos como combustível e manutenção do veículo.

O serviço de vigilância patrimonial motorizada pode fazer toda a diferença para aumentar a sensação de tranquilidade dentro da sua empresa ou condomínio. Para obter bons resultados é indispensável contar com uma empresa que tenha uma frota que passe por manutenções periodicamente e que possua funcionários preparados e treinados.

O Grupo Hawk é uma empresa que investe na qualificação de seus vigilantes para que eles possam oferecer um maior nível de proteção para o seu negócio. Faça agora mesmo um orçamento online e conte com o serviço de vigilância patrimonial.